October 21, 2008

Novos rumos.

Ahhhhhh o Outono...

Estamos bem no Outono por aqui. As árvores de todos os tons do amarelo ao vermelho, outras já estao com todas as folhas no chão. Tem bairro que vc anda pelas calcadas chutando a nuvem de folhas. Eu acho lindo. Mas as temperaturas andam estranhas. Hoje, dia 21 nao, mas teve uns dias aí tao quentes quanto o verão. Hj o frio voltou a ficar intenso. To de bermuda de ruim, mas escrevendo esse texto, Matheus veste uma blusa de mangas compridas e um moleton. As mãos de vez em quando ficam gelaaaaaaaadas. Sobre o texto anterior, em que falo dos micos que passo, já essa semana passei por mais. Aiai, é a vida...


Sem
ana passada participei de um Tamden. Tanden é um programa que há na Universidade em que vc deixa um papel no mural do Tamden procurando uma língua e oferecendo outra. Aí quem tiver interessado entra em contato e assim marca-se um lugar para conversarmos um tempo numa língua e outro tempo na outra língua. Pois entao, depois de deixar uns bilhetes com meu nome, oferecendo português e procurando alemão, peguei o ÚNICO papel em que procuravam português e ofereciam alemao, um tal de Jörg. Pois entrei em contato e fui lá na HHU (Hamburg Universität). Combinamos uma hora em alemão e uma hora em português, mas durou só uma hora a conversa. Hora falava-se em alemão, hora falava-se em português, hora falava-se em inglês (pq não sou de ferro). Foi legal. Era um senhor de uns 55 anos, mega alto. Pediu para que fossemos pro restaurante de filosofia pois ele queria comer algo. MEU DEUS! O omi é estudante de odontologia (sim sim, mesmo com uns 55 anos), mas tinha os dentes todos desalinhados e falava com a boca toda melada do molho que consumia e juntava saliva nos cantos da bocaaaaaaaaa! ECAAAAAAA! Eu tentava não assistir aquilo, mas era impossível. Graças que a conversa não durou muito. Mas ele já mandou e-mail querendo praticar mais. É bom, pq aí eu sou obrigado a falar alemão. Na Uni isso funciona bem. Eu to numa fase que to misturando tudo. Foi nesse dia que percebi que meu inglês ta sendo afetado. Eu to misturando algumas coisas. Mas enfim, tem disso... É só uma fase. Já deixei lá mais papeis oferecendo inglês e procurando alemão. Assim treino as duas línguas.

Mas essa conversa que tive com este senhor teve algo que fez mudar o rumo da minha história aqui. Depois de contar muita
coisa da minha vida (típico assunto pra isso) e o que eu pretendia na Alemanha, bla bla bla... Ele me contou sobre dois lugares que poderiam me interessar. Escreveu o nome das ruas onde ficavam esses lugares num guardanapo e me deu (Detalhe: letra toda garranchuda num guardanapo úmido em que ele estava usando para limpar a boca...). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Peguei o papel e guardei. Dia seguinte descubro os nomes das ruas e vasculho o site desses lugares. DEFINITIVAMENTE MUDOU OS MEUS RUMOS. Não vou entrar muito em detalhes, mas vamos lá...

Na segunda-feira, ontem, fui visitar esses lugares e saber mais sobre eles... O primeiro lugar era a HFBK. É uma faculdade (ok, não chega ser só faculdade, pq aqui o sistema é outro, mas tb não é Uni pq não tem uma grande diversidade de curso nela), pois bem, fui lá. A HFBK é uma escola específica de artes e comunicação. Quase caio pra trás quando descubro essa belezura. O prédio é bem histórico e muito bonito, fica num bairro onde só tem casa foda. Por dentro num é muito bonito não, pq é meio branco e reto demais. Não vi muito alunos pq ou tavam dentro das salas ou não tava ali. Eram 4 da tarde e algumas aulas começavam outras terminavam. Procurei a sala que queria, mas não estava disponível. Saí e nos jardins do local parei um rapaz pra pedir informação. Era um iraniano, foi super legal. Ele tava indo pra primeira aula do mestrado dele. Ele era Design gráfico e esta fazendo mestrado no departamento em que quero entrar. Não soube informar direito sobre minha situação pq apesar dele ser estrangeiro, não ía fazer Bachelor como eu. Me convidou pra assistir a aula com ele, mas eu tinha que descobrir onde era o segundo lugar que procurava. Parei uma alemã que vinha saindo da HFBK e ela disse que estudava para ser professora de artes de lá. Conversamos sobre a HFBK e depois ela me ensinou onde era a HAW, que era ali perto...

Pois então. A HAW era o outro lugar que procurava. Esse é uma Universidade e tem o departamento específico de Design. Na minha caminhada até lá, parei uma moca pra perguntar onde era a HAW, ela disse que tava indo pra lá. Pois fui com ela e fomos conversamos até lá. Ela era estudante de Moda e tava indo pra aula. Ela me disse onde era a sala que eu queria e foi correndo pra aula dela. Mas, pra variar, só funcionava em tais horários cujo não era aquele em que me encontrava. Depois de pegar panfletos, programa dos cursos e andar pelo local, onde tb não tinha ninguém, avistei um rapaz e perguntei a ele como era a HAW. Ele tb não soube me informar direito, pq tava ali só por intercâmbio de 4 meses. Era Francês e estudava no curso de Ilustração. (Falou indignado quando eu perguntei se ele estudava Ilustração em Paris: "AHHHHHH! Todo mundo pergunta isso. A Franca não é só Paris..." Pra não ficar pra trás eu tratei de dizer que eu sabia como era isso pq todos pensam que o Brasil é só SP e RJ). A conversa durou foi muito, pq acabamos que pegamos o mesmo trem. Foi bom, pq aí eu soube um pouco da HAW, as aulas, e ele me contou sobre o trabalho dele de ilustrador, como o alemão era difícil e bla bla bla... Vai ser bom se eu encontrar esse povo amanha, quarta, de novo.


COM CERTEZA ISSO MUDOU MEUS RUMOS POR AQUI PQ VOU DECIDIR NUMA DESSAS DUAS. Já me inteirei dos horários dos departamentos que procuro e amanha estarei lá novamenteeee! Desejem-me sorte. Tschüss!
Mathws.

NAS FOTOS. Outono em Hamburg: Cruzamento da Stephanplatz e calcada de um dos lados da HHU.

PS. FELIZ ANIVERSÁAAAAAAAAAAARIO DAVIIIIIII!

PS2. Saudade imensa do quinteto. Vcs sabem quem são.

4 comments:

Anonymous said...

Meu amoooor, tô tão feliz por vc!!! começando a descobrir e trilhar seu rumo, imagino o q vc num vai amadurecer (não te chamando de imaturo)mas é pq uma experiência dessas só tem a enriquecer e muito!!!! num esquecendo da gnt aqui, tá ótimo! tô aqui, torcendo por vc sempre!!!!



bju, saudades enormes tb =D

Davi Moura said...

Brigado Matinhos!
=D

Num vou mentir que tou morrendo de inveja misturada com saudade de tu!
Espero realmente que dê tudo certinho...

Byeeeeeeeee!

Anonymous said...

Parabéns! A mãe aqui fica muito feliz com a sua felicidade. bjo

Mia said...

Ah, então vc num tá com saudade de mim, não, neam... ¬¬

Também num tava com saudade de vc, mesmo... =P
Boa sorte, lesado véi ingrato!!