April 2, 2009

O dia que conheci o Mario.

Faz tempo que eu não posto algo aqui, mas como o meu dia ontem foi diferente e sei que vou precisar contar essa história várias vezes, então vou escrever aqui pra não precisar recontar e bla bla bla.

Ontem fui ao Simpósio do Lead Awards 2009, evento anual que premia as melhores fotos do ano da mídia alemã. Envolvem-se as principais revistas, os principais jornais, os principais designers, os principais fotógrafos. Há também a exposição das fotografias concorrentes, que vai passar o mês de abril lá. Já o simpósio aconteceria só no dia 1 e ao ver a programação e quem iria vim, não pensei duas vezes e já sabia que iria. Acordei cedo, pois iria pegar um trem e levar 40 minutos pra chegar na Deichtorhallen, Haus der Photografie, o pavilhão de eventos voltado pra fotografia e design. Cheguei cedo e fui um dos primeiros a entrar. A estrutura era muito boa e o local também. As pessoas foram chegando.

Preciso fazer um parágrafo exclusivo pra falar das pessoas. Vejam só, o que se esperar em um evento muito importante de Mídia, Fotografia e Design, levando em conta a presença dos palestrantes e convidados de peso, como o Mario Testino, um dos fotógrafos de moda e publicidade mais badalado do mundo? Isso mesmo, pessoas COOL! E era isso que tinha. Me senti no que eu acho é (porque eu ainda não fui) um desfile em Paris. Mas não vou falar dos detalhes, as fotos que fiz falam por si. No mais era só pra destacar mesmo como tinha gente cool. Veja, não to falando de gente rica, o que tinha demais, to falando de gente cool, adjetivo completamente diferente de rico. Ao todo circulou por ali umas 1000 pessoas, creio eu.

O bla bla bla (Sim, tudo em alemão e eu não entendia quase nada, ainda bem que as imagens mostradas no telão me ajudavam a entender a situation lá), começou com o Mario Lombardo, alemão dono de uma agência de design em Köln. Depois veio o Leo Findeisen, que veio fazer uma análise da estética da mídia. Depois o Dirk-Mario Boltz, fazer uma análise de anúncios publicitários. Em seguida uma mesa redonda com chefes de redação de três dos principais jornais da Alemanha: o Hans Werner Kilz, do Süddeutsche Zeitung, o Stephan-Andreas Casdorff do Tagesspiel e o Claus Strunz do Hamburger Abendblatt. Depois disso a primeira pausa. Ainda sobre essa primeira parte eu gostei do Mario Lombardo que fez uma apresentação descontraída e até levou um video do cachorro que habita sua agência e mostrou que trabalhar com design não é "sombra e água fresca".

Depois da pausa era o Mario Testino. E eu, sentado na segunda fila no meio e bem em frente a onde tava acontecendo as apresentações, olhava pra todo lado e não via nada de movimento. Cheguei a pensar que eu era o único que tava ali esperando por ele... Máh, basta... Foi eu pensar isso e notar que um monte de gente tinha trazido livros e revistas com trabalhos do dito cujo e também olhando pra todo lado pra vez algum sinal. E ele surgiu... Apareceu no local e claro com uma boa entourage, porque estrela que se presa tem que ter uma boa entourage, KKKKKKKKKKKKKKKK!!! Mas falando sério, ele apareceu mermo com uma galera massa, o que seria sua equipe. Foi apresentado e logo começou a entrevista, que de qualquer forma ensinou muito pra quem trabalha ou estuda esse meio. Falou do início da carreira, onde cresceu (ele é peruano), falou que fotógrafo precisa esquecer seu estilo quando se trabalha pra grandes casas de design, falou como era trabalhar para clientes como a Burberry, Gucci, Versace, bla bla bla... Que como era difícil trabalhar com celebridades, uma vez que essas não se deixam mudar muito, pois são pessoas inseguras. Ele ainda disse algo que não vou esquecer jamais, porque ele assinou em baixo do que eu sempre pensei e procuro seguir. Ele disse, não exatamente nessas palavras: "Sempre odiava fotos perfeitinhas, tudo que é perfeitinho é muito chato, sempre procurei não ser assim, sempre gostei do que é diferente..." Resultado, fiquei mais fã (eu fotografei e filmei tudo, digo quase tudo). Sei que a entrevista acabou e ele weg! Foi-se. E o evento prosseguiu-se. Entre uma palestra e outra, uns saíam outros entravam. Eu fiquei lá, depois do Mario Testino, nos meus pensamentos e tentando prestar atenção na apresentação seguinte.

Sei que decidi ir na área de entrada ver se comprava uma coisa pra comer. Eis que, quando estou eu olhando os preços de uns quitutes existentes ali, esta criatura, o Mario, me inventa de ir lá também. Eu só escuto um menina "Could you take a photo with me?..." AAAAAAAH!!! Não acreditoooooo!!! Eu também quero uma foto. Já tava com a máquina na mão, cutuquei no seu ombro e perguntei: "Can I... Perai! Você entende português?" E o Mario fazendo cara de surpresa: "Siiiiim, você vem de onde?" Aponto pro boton da bandeira brasileira no casaco e digo: "Do Brasil!". "Do Brasiiiiiil!!! Que parte do Brasil?". "Do norte, hehe!" Eis que tiramos a foto e tchau! Nessa hora, passa um filme na cabeça "Pourra! Conheci o Mario aê! Há anos que acompanho seus trabalhos, leio as notícias, já vi os livros (e planejo comprar) e tenho revistas com trabalhos dele... Nooussa, as pessoas com quem ele já trabalhou..." Foi O FILME... Mas ainda não acaba por aí não.

Ainda sem saber pra onde ía, decidir entrar na exposição de fotos que eu ainda não tinha ido ver. Atravessei o pátio e fui para o outro pavilhão. A exposição tá muito fodaaaaaaa, e estão lá todas as fotos que estão concorrendo em todas categorias (Foto do ano, de Reportagem, de Moda, de Capa, de Arquitetura e de Retrato). A Deichtorhallen é massa, sem falar da loja só de livros e revistas de fotografia e design. Eis que quando estou lá, andando pelas salas, entro na parte onde estão expostas o editorial SEX que o Mario Testino fez pra Vogue Deutsch Nr. 6, ano passado. E quem estava lá, queeeeeeeem??? O próprio! Ele estava sendo fotografado por uma mulher em frente a suas fotos e o melhor: nao tinha gente em volta fazendo movimento. O bom mesmo foi minha tietagem, que já fui rindo (se achando o amigo) quando ele me reconheceu, aí eu disse: "Olha, eu esqueci de trazer a VMan que tenho com um editorial seu, mas queria que você assinasse aqui." E dei o livrinho da programação do evento que tinha a foto dele. "Ah! Qual (editorial da VMan)?" "A do Extreme Issue!" "Você gostou?". "CLARO!!!... Ainda gostaria de dizer que você pra mim é um exemplo e que ainda chego lá" E ele começou a rir e se despediu. Foi mó simpático todas as vezes.

Eeeeeeeeeeeta Matheus declarando tietagem aqui pra todo mundo ler! Mas duvido que vocês num fossem assim ao encontrar um ídolo, ainda mais um ídolo internacional e badalado no mais alto nível da cadeira alimentar (Hollywood, mídia americana, européia e brasileira e por aí vai). E pensar que quando saí de casa ainda trisquei na VMan que tenho e que comprei só por ter fotos do dele. GRRRRRRRR!!! Poderia estar autografada agora. Também esqueci de dizer a ele que quando ele visse a Gisele (sim, eles são super amigos, inclusive foi pra ele que Gisele posou pela primeira vez com a bunda total nua), dissesse que tinha conhecido um brasileiro lokinho que tinha dito que ainda iria fotografá-la um dia, nem que fosse velha, mas ía. Mas foi pq eu esqueci de dizer, porque eu ía dizer isso SIM!

Bom, voltei para as palestras tirei mais outras fotos e fui embora, eram 5 da tarde e eu tava ali desde as 9 da manha, tava morto. Mas valeu demais, teria ido independente do Testino. Galera legal, estrutura legal, conteúdo legal! Foi o dia mais tiete ever. Mas faria tudo outra vez. KKKKKKKKKKKK!!!

Fico por aqui. O texto já está longo demais. Fotos e vídeos no orkut, You Tube e Flickr.

Mathws.


PS: Nas apresentações foram exibidas no telão muitas fotos com mulheres e homens completamente nus e o público mais profissional impossível. Nada de risinhos, manifestações ou cochichos, tudo ali era normal. Só ficava imaginando se isso fosse no Brasil, numa apresentação de faculdade ou num congresso, por exemplo... Num sei, num sei... Mas dá pra imaginar onde aí esse tipo de coisa iria ser bem entendida como aqui.

4 comments:

Herb said...

tietou msm e dai??? vc tava de frente p um idolo e ia ficar caladim na sua..má! tô mto feliz por vc, imagino sua emoção msm.
q vc tem mais e mais felicidades como essa..amo-te e morro de saudades =***

Sabrina Bezerra said...

MELDEEEEEEEES

TRAS O PANFLETO PRA EU CHEIRAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

*-*

Ana Mamãe said...

Eu só psso dizer q a sua felicidade é também a minha. Fiquei deverás emocionada e, se antes eu já tinha certeza, hj não tenho dúvidas que vc sabe o que quer, mais que isso, luta pra conquistar o lugar que acredita será seu. Parabéns e ter aaaaaaamo de muitão. Ana Mamãe!

Patrícia said...

É bom "ticar" nessas pessoas, pra que a gente possa compreender que elas são "gente" como a gente, no sentido osso-carnal-cabelal da palavra. Vc chega lá Mathws, estou torcendo. Feliz Páscoa!!!